Com mais de 35 anos, o projeto passou por mais de 170 cidades, de 47 países. A exposição foi vista por mais de 10 milhões de pessoas e empregou mais de 10 mil pessoas com deficiência visual. Exposições e Workshops Diálogo no Escuro fazem parte das experiências de aprendizagem transformadoras do Diálogo no Escuro, da empresa alemã Dialogue Social EnterpriseTM.
Exposições e Workshops Diálogo no Escuro fazem parte das experiências de aprendizagem transformadoras do Diálogo no Escuro, da empresa alemã Dialogue Social EnterpriseTM.
Atualmente, Diálogo no Escuro, Workshop ou Exposição, está sendo apresentado em 26 localidades:
Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, China, Coreia do Sul, Hong Kong, Índia, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Malásia, México, Rússia, Singapura, Taiwan, Tailândia e Turquia.
Diversidade & Inclusão podem beneficiar as empresas de diversas formas:
A experiência do Diálogo no Escuro tem impacto na sociedade em três níveis:
- Impacto emocional:
Um grande número de visitantes expressa sua gratidão pelo aprendizado recebido. A experiência é catalisadora de suas emoções e permite que sobreponha o sentimento negativo que pode aparecer assim que se adentra o espaço escuro.
- Estímulo para agir:
Após a visita, os visitantes passar a tomar atitudes em relação ao tópico Inclusão. A experiência desperta a empatia e os participantes passam a notar se serviços e espaços são acessíveis. Diálogo no Escuro cria conexão entre as pessoas. Vários participantes viram voluntários da causa e passam a doar seu tempo.
- Mudanças na empregabilidade:
Uma visita ao Diálogo no Escuro quebra a barreira entre as pessoas e mostra o potencial de pessoas com deficiências visuais para visitantes e para empresas. Esse fato está proporcionando um número maior de contratações de pessoas nessas condições.
No mundo, são mais de 253 milhões de pessoas com deficiências visuais, sendo que 36 milhões são cegas. No Brasil, são 6 milhões de pessoas com deficiências visuais, dos quais 600 mil são cegos.
Mais de 1 bilhão de pessoas têm algum tipo de deficiência. O número de pessoas com deficiência está aumentando, assim como as doenças crônicas, devido ao envelhecimento populacional e à maior expectativa de vida.
A imagem negativa relacionada e estereótipos afeta a vida das pessoas com deficiências por todo o mundo.
A deficiência não é um impedimento por si só, mas atitudes e barreiras que prejudicam sua participação na sociedade, sim. (Unicef)
A inclusão importa para o indivíduo, mas também para a sociedade como um todo.
Exclusão social se reflete em baixo nível social, acompanhado por baixas remunerações, pouco acesso a empregos e serviços públicos e pequena participação em tomada de decisões. (Banco Mundial)
A História
A pedra fundamental para a empresa social Diálogo no Escuro foi lançada em 1986, quando o filósofo e jornalista Andreas Heinecke trabalhava para uma empresa de radiodifusão na Alemanha. Um dia, ele foi designado para organizar um treinamento para um colega de 28 anos, que perdera a visão em um acidente de carro.
Inicialmente confrontado com o sentimento de pena, Andreas começou a perceber que sua compaixão era equivocada. Ele descobriu que ser cego é uma outra forma de vida, pois contém grande quantidade de recursos. Para sua surpresa, foi o colega deficiente visual que lhe mostrou como lidar com mudanças fundamentais na vida, obrigando-o a questionar o que torna uma vida verdadeiramente valiosa. Ele ficou fascinado com o mundo dos deficientes visuais e ficou chocado com a discriminação contra elas. Isso inspirou o conceito de superar as barreiras e promover o intercâmbio entre pessoas com e sem problemas visuais, que é a ideia básica de Diálogo no Escuro. Desde então, ele se dedicou a encontrar novas formas de diminuir as lacunas em toda a divisão humana através de um encontro humano direto. Andreas tem um PhD em Filosofia e é professor de Empreendedorismo Social na European Business School, na Alemanha. Ele foi premiado várias vezes pelo seu trabalho e é reconhecido mundialmente por suas realizações. Em 1989 Andreas criou a Dialogue Social Enterprise que tem como filosofia três pilares:
Para tanto, criou 4 projetos diferentes: Exposição Diálogo no Escuro, Workshop Diálogo no Escuro, Exposição Diálogo no Silêncio e Exposição Diálogo com o Tempo.
Seus projetos foram visitados por milhões de pessoas e usados como treinamento para mais de 900.000 gestores e colaboradores no mercado corporativo.
Sobre
Diálogo no Escuro é representado no Brasil pela Calina Projetos. A empresa foi criada em 2002 e tem como objetivo produzir eventos culturais e motivacionais abrangentes, de interesse coletivo e com a máxima qualidade, para pessoas e empresas.
O intuito é oferecer as melhores opções em ações Culturais e Sociais que tragam grande impacto para a sociedade e um retorno positivo para as empresas no sentido da Diversidade e Inclusão.
Entre os principais eventos desenvolvidos pela Calina, podem ser citados:
Missão e visão
Quebrar os preconceitos e paradigmas através dos elementos: ENCONTRO, EXPERIÊNCIA e DIÁLOGO. Seus projetos abordam de forma sensível e impactante a diversidade e inclusão para o público geral, estudantes da rede pública e privada, universitários e público corporativo promovendo a COEXISTÊNCIA entre as diferenças e diminuindo a exclusão das minorias.